sexta-feira, agosto 14

Another Place | Crosby

Depois de 3 meses de estadia em terras reais começa a fazer falta sentir areia nos pés e ver mar no horizonte. Foi por isso que na passada sexta-feira apanhei o autocarro 53 com a minha mãe e só tínhamos como destino uma praia qualquer. Sem saber qual seria a nossa paragem acabamos por sair onde não devíamos, mas com mais ou menos peripécias no caminho, chegamos até à praia de Crosby

Primeiro passa-se as típicas casinhas, depois um descampado que vai até às dunas, por fim subimos as dunas e apreciamos a bela paisagem da praia das estátuas, como gosto de lhe chamar.
Existe um caminho por detrás das dunas onde se pode andar a pé, de mão dada para os apaixonados, ou de bicicleta a romper o ar salgado. Para quem mal espera por colocar o pézinho na areia, então sobe-se e desce-se as dunas e ali estamos nós!



A praia de Crosby é característica pelas suas estátuas que se estendem desde a areia até ao mar. As estátuas chamadas “Another Place” consistem em réplicas de bronze do próprio corpo do artista Antony Gormley a fitar o horizonte e aproveitam o fluxo e refluxo da maré e para explorar a relação do homem com a natureza. Segundo o autor “A beira-mar é um bom lugar para fazer isso. Aqui o tempo é testado pela maré, arquitetado pelos elementos e a predominância de céu parece questionar a substância da Terra. Neste trabalho a vida humana é testada pelo tempo planetário. Esta escultura expõe à luz e ao tempo a nudez de um corpo particular e peculiar. Não é nenhum herói, nenhum ideal, apenas o corpo produzido industrialmente de um homem de meia-idade que tenta permanecer em pé e a respirar, de frente para um horizonte ocupado com navios a transportar materiais e coisas fabricadas à volta do planeta.”



Para terminar é importante referir que esta praia não é aconselhada para banhos devido à rápida mudança das marés e às áreas lamacentas. No entanto vale a pena a visita, e pudemos ainda aproveitar para fazer paddle, andar de barco ou beber um refresco com vista para o lago que se encontra mesmo juntinho à praia.

Curiosidade: Na minha pesquisa descobri esta lista do blog Mundi que refere as praias mais incomuns para se conhecer, e esta não podia faltar. Espreitem e já sabem, se visitarem contem-nos tudo!















...mais aqui.

Fontes: http://www.visitliverpool.com/things-to-do/another-place-by-antony-gormley-p160981