sexta-feira, maio 22

Intercâmbio Holanda + Espanha | AS VOSSAS VIAGENS

O primeiro post das VOSSAS VIAGENS está aqui! É o primeiro testemunho e bem engraçado.
Tudo se passou no início de 2010, há 5 anos atrás. O Glenn, o holandês que partilhou a história connosco (e que por acaso também é o meu namorado), tinha 16/17 anos na altura. Tinha aulas de espanhol e, por isso, os professores avisaram logo no início do ano: vai existir um intercâmbio com alunos espanhóis e o objectivo é vocês desenvolverem a língua e escreverem um diário de bordo! Pois bem, o desafio estava lançado.
Em 2010, no dia 21 de Janeiro a turma holandesa partiu para Barcelona para uma viagem de 10 dias. Antes de chegarem a La Seu d'Urgell, onde os alunos espanhóis os esperavam, exploraram Barcelona de cima abaixo. O Glenn conta: "No primeiro dia fomos até ao centro. Depois ainda visitámos o estádio do Barça e vimos um espectáculo de flamenco ao vivo. Tive direito a correr na maratona de Barcelona que estava a acontecer naquele dia". Para além disto, tiveram tempo de uma visita guiada pelo estádio olímpico e viram a Sagrada Família e o Parque Guell, um dos mais famosos em Barcelona.

Maratona de Barcelona

Barcelona

Estádio do Barcelona




Parque Guell

Estádio Olímpico

Espectáculo de Flamenco
Mas a viagem não era só Barcelona. No quarto dia foram de autocarro até La Seu d'Urgell, uma terra perto de Andorra. Quando chegaram, foram até à escola espanhola, onde tiveram uma apresentação sobre a Catalunha e uma aula de Catalão! "Mas a melhor parte foi mesmo o rafting."


Para além disto, ainda tiveram direito a fazer ski em Andorra. "Foi uma das partes que mais gostei de toda a viagem". No último dia do intercâmbio foi o mais engraçado, conta ele. "Foi um dia de festas na escola porque era feriado e toda a gente começava a beber logo pelo pequeno-almoço".

Andorra
Último dia de festas
O intercâmbio foi tão bom que o Glenn voltou lá um ano depois nas férias de verão. As principais dificuldades foram ter de dormir na casa de outra família, onde ninguém falava inglês. Mas o melhor foi fazer amigos e comunicar com outras pessoas, enquanto se divertia.
O objectivo era fazer um diário de bordo em espanhol mas ninguém o fez: enquanto lá esteve, toda a gente falava inglês. E o que aconteceu? A turma de holandês escreveu o seu diário de bordo em inglês e enviou para os espanhóis, que o traduziram! Assim toda a turma teve boa nota!
As maiores diferenças, conta, foi o facto de em Espanha existir siesta e de jantaram perto das 22h, quando na Holanda se janta às 17h. No entanto, faria tudo de novo. É sempre uma boa experiências pois acaba-se por conhecer novas pessoas e um novo país.

E tu? Que estás à espera para partilhar a TUA história?
Conta-nos tudo aqui!