quinta-feira, maio 28

Como arranjar quarto/apartamento | ANTES DE IR

Sim, sim... Chegámos a um dos assuntos mais falados quando se pensa em emigrar. Mas onde raio é que eu vou morar? Há várias opções: podemos alugar um quarto, um estúdio, um apartamento... Mas o que é mais económico? E melhor? E com uma vista deslumbrante, já agora? São muitas as perguntas que surgem e nem sempre temos uma resposta certa a todas. Às vezes, é rezar e esperar que aconteça o melhor!
Quando decidimos ir para outro país, ou apenas para outra cidade que não a nossa, temos sempre de ter em conta duas coisas: queremos morar no centro ou mais nos subúrbios? Eu sei que a palavra subúrbio não soa muito bem mas a verdade é que eles existem e as casas lá são muito mais baratas. Mas depois também temos o factor transporte. Se vamos viver para um subúrbio de uma cidade mas trabalhamos/estudamos no centro, também vamos gastar dinheiro com os transportes. E, por isso mesmo, nem sempre a opção mais barata é a melhor!
Podemos começar a nossa busca num website. Eu escolhi o Nestpick porque tem muitas cidades disponíveis e quartos/apartamentos a bons preços!


Depois de entrarem na página, só têm de colocar a cidade que querem e quando pretendem fazer a mudança. É muito fácil e rápido e num instante vão ver imensos quartos disponíveis.


Neste caso, para vos explicar, fiz uma escolha completamente aleatória e escolhi Amesterdão, entre Outubro e Junho de 2016.



Do lado direito podem ver a localização dos quartos e podem verificar que, quanto mais perto do centro, mais caro o quarto é. Fica à vossa escolha o que preferirem! No entanto, pensem sempre que a localização é o mais importante: nem muito perto nem muito longe, o suficiente para se sentirem confortáveis, num raio que tenha todos os sítios importantes de que vocês necessitem.
Os quartos são sempre privados, embora só em alguns exista casa-de-banho privativa. Sempre que clicarem num, irão ver algumas fotografias e a descrição do quarto/apartamento. Neste exemplo, na Holanda, paga-se a renda que inclui contas como a luz, a água, internet ou aquecimento central.



Depois de muita pesquisa, que é mesmo preciso, é só fazer o booking! É claro que nem todos os websites funcionam assim, por vezes podem contactar a pessoa com quem vão viver ou quem vos vai alugar o apartamento. O importante é lerem sempre a FAQ ou Termos e Condições para saberem tudo e não vos escapar nada! Muitas vezes têm de pagar uma certa quantia para fazer a reserva ou até pagar um mês de renda adiantado. Existe de tudo e é essencial saber com o que contar.
Mas é claro que arranjar um quarto ou um apartamento nem sempre passa pela internet. Há quem escolha ir para um hotel primeiro e só depois dedicar-se a procurar um quarto!
Pensem positivo. Todos sabemos que ao emigrar vamos deixar para trás a nossa casa, a nossa cama, a nossa almofada. Mas é importante pensar que do outro lado está algo bom, pessoas novas e outras culturas para conhecer! Se pensarem em viver num quarto com outras pessoas, tentem sempre pensar o que podem aprender com elas, principalmente se forem naturais do país para onde vocês se estão a mudar. Assim têm guias turísticos de borla! ;)
Deixo-vos outros websites que podem se úteis caso estejam à procura de um quarto ou um apartamento. Boa sorte!
Nestpick 
Airbnb
HousingAnywhere